31/12/2012

Neurociência: Para cumprir promessas de Ano-Novo, cérebro não pode identificar novas meta.

Postado em 31.12.12  | No marcador  Ciência



No período de festas de fim de ano, muitas pessoas fazem uma lista de promessas para a chegada do novo ano. Mas nem todas conseguem cumprir suas novas metas no decorrer dos doze meses. E a culpa, desta vez, não é da preguiça ou da falta de organização, mas, sim, da capacidade do nosso cérebro de se adaptar facilmente.

Pesquisadores do Instituto de Neurociência da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, identificaram mecanismos que fazem o cérebro incorporar novas informações às metas já estabelecidas– o que obriga qualquer pessoa a refazer e planejar novamente seus objetivos. Para cumprir as famosas promessas de Ano-Novo, portanto, o cérebro não pode identificar novos objetivos.

Os neurocientistas constataram que essa "atualização" de metas ocorre no lado direito do córtex pré-frontal, região já conhecida pela tomada de decisões, e envolve sinais químicos da dopamina, o neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e recompensa.

"Nós encontramos um mecanismo fundamental que contribui para a capacidade do cérebro de se concentrar em uma tarefa e, em seguida, de forma flexível, mudar para outra", explica Jonathan Cohen, que conduz a pesquisa.  "Estes achados dão fortes evidências de que os núcleos de dopamina permitem que o córtex pré-frontal guarde apenas a informação que é relevante para a atualização do comportamento."


uol

>>Compartilhe esta postagem com seus amigos!

0 comentário(s):

Copyright © 2013 Traduzido por Template Para Blogspot de BloggerTheme9
Personalizado por dri chaves.
back to top