18/11/2012

XVI Festival Maranhense de Teatro Estudantil começa nesta terça-feira

Postado em 18.11.12  | No marcador  Notícia



Com a participação de escolas da rede pública de São Luís e mais cinco municípios maranhenses será iniciado, nesta terça-feira (20), o XVI Festival Maranhense de Teatro Estudantil, promovido pelo Governo do Estado e realizado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secma), por meio do Centro de Artes Cênicas do Estado do Maranhão (Cacem). 

Os espetáculos serão apresentados até a sexta-feira (23), no palco do Teatro João do Vale, em sessões pela manhã e a tarde, com entrada franca sendo a abertura às 9h desta terça feira.

Criação e objetivo

Criado em 1996 o Festival tem conta com a participação de alunos de escolas públicas do ensino estadual, municipal e comunitárias, com espetáculos teatrais com textos diversificados, da comédia ao drama. 

 “O Festival tem como público-alvo alunos e professores das escolas participantes, arte-educadores, teatro-educadores, estudantes universitários, técnicos e artista. Ele visa promover o desenvolvimento estético de alunos e professores da rede de ensino das escolas do Estado do Maranhão, como também o intercâmbio cultural e o congraçamento entre os participantes”, destaca Domingos Tourinho,diretor do Cacem e coordenador do Festival. 

"O Festival tem feito crescer interesse no universo artístico-cultural maranhense e isso é observado através da qualidade dos espetáculos apresentados pelas escolas participantes e pelo número de inscritos. Esse interesse é percebido também pela participação de escolas de outros municípios que tem procurado a coordenação, no período das inscrições", enfatiza Tourinho.

O Festival de Teatro Estudantil tem por metas fomentar as artes cênicas no meio estudantil visando a formação de platéia e apresentação de espetáculos com gêneros e temáticas variados, promovendo a integração das escolas públicas e privadas das redes pública e particular do estado nos ensinos fundamental e médio, criando condições para a preservação da cultura teatral no Maranhão, além de oferecer mini-cursos aos participantes, contribuindo para o conhecimento e o desenvolvimento estético dos alunos/atores, professores e público envolvidos.


imirante

>>Compartilhe esta postagem com seus amigos!

0 comentário(s):

Copyright © 2013 Traduzido por Template Para Blogspot de BloggerTheme9
Personalizado por dri chaves.
back to top