03/12/2011

Secretaria de Educação de Arari: Conquistas e desafios.

Postado em 3.12.11  | No marcador  Arari

A Secretária de Educação de Arari tem a cara e a coragem de quem reconhece a máquina pública como de suma importância para a qualidade de vida da população. A poucos dias de completar doze meses de sua gestão, Francirene Batalha(foto) tem mostrado que mesmo como marinheira de primeira viagem, o compromisso público vem em primeiro lugar. 

Como imediatistas que somos, é costume queremos mudanças do dia para a noite, assim como o que nos apraz são as coisas mais palpáveis possíveis. Ao fazermos uma breve análise desse ano da Educação em Arari, é evidente que não podemos deixar de fora os reajustes salariais entre outros benefícios que ainda estão  pendentes, porém, com a perspicácia de professor  posso confirmar que avanços podem ser notados e merecem destaque. 

Uma demanda necessária, é o Conselho Municipal do FUNDEB que a anos vinha sendo tratado como um mero conselho, e que agora passa a ter uma nova composição com a garantia de uma fiscalização mais eficaz dos recursos destinados à educação de Arari. O CAE (Conselho de Alimentação Escolar) também toma novos rumos e passa a se entender como imprescindível para a política nutricional do Município. 

A Secretaria está munida de uma pessoa em especial para contribuir com o fortalecimento dos conselhos, a discussão gira agora em torno da criação do Conselho Municipal de Educação, para tratar questões mais gerais e fomentar a melhoria da qualidade do processo ensino e aprendizagem. 

A mais ou menos um ano atrás, a Comissão Pró-Selo UNICEF notificou a Secretaria para a importância de cumprir a legislação garantindo a efeticação das leis 10.639/2003 e a 11.645/08 que tratam do ensino da história da cultura afro e indígena nas escolas. Onde antes não havia nem sinal de que essas leis seriam cumpridas, agora é possível constatar as atividades que aconteceram  com a qualidade proposta pelo corpo docente e discente das escolas envolvidas na realização dos projetos culminados neste fim de ano letivo.

Houve formação de professores, o retorno dos desfiles cívicos e temáticos, merenda escolar em parte adquirida do produtor familiar, reforma de escolas, participação da secretaria em ações territoriais, apoio a projetos de formação e melhoria de indicadores sociais e muitas outras iniciativas que deixarão o espaço educacional de Arari pronto para que seja dado o pontapé inicial para sanar todas as dívidas que foram adquiridas ao longo de mais de cento e quarenta anos de história. 

Parabéns a Arari a todos os meus colegas PROFESSORES pela força e a coragem com que enfrentam os desafios que assolam este país e cumprem aquilo a que se propuseram quando decidiram acolher os filhos e filhas desta terra de comedores de melancia.

 Desfile temático 
 Trabalho dos alunos 

 Exposição de objetos índígenas 

 Exposição da culinária índígena


>>Compartilhe esta postagem com seus amigos!

0 comentário(s):

Copyright © 2013 Traduzido por Template Para Blogspot de BloggerTheme9
Personalizado por dri chaves.
back to top