01/12/2011

Lançado livro que conta história de Arari

Postado em 1.12.11  | No marcador  Arari


O escritor e assessor especial da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), João Francisco Batalha, lançou, nesta quinta-feira (1º), a obra literária "Um passeio pela História do Arari". O lançamento, ocorrido na Casa do Escritor, integrou a programação da 5ª Feira do Livro, que está sendo realizada na Praça Maria Aragão. A obra faz um resgate histórico do município de Arari desde 1920 aos dias atuais.

De acordo com Francisco Batalha, o quinto livro de sua carreira literária representa uma expressiva contribuição para que a população de Arari, principalmente os mais jovens, conheçam a história da cidade. "É resgate histórico, geográfico, político e sócio-cultural", afirmou.

O livro descreve o município nos setores de saúde, educação, pontos turísticos, lendas, pecuária e agricultura, consideradas os principais pilares do fortalecimento da economia da cidade. Ele disse que a pesquisa foi realizada ao longo de vários anos com objetivo de servir de subsídios para estudos de toda a comunidade local e demais pesquisadores.

Francisco Batalha ressaltou que, na área política, resgatou os nomes dos administradores municipais de Arari, que foi emancipado em 1864. No livro, os administradores foram selecionados em uma galeria de fotografias.

Ele disse que o livro resultou de uma articulação que reuniu pedaços da história, incluindo uma pesquisa que explica a origem dos nomes de ruas e avenidas da cidade. "Juntando o quebra-cabeça conseguimos escrever um bom dossiê sobre Arari. Estou realizado e certo de que essa publicação é de grande importância para toda comunidade arariense", disse.

Nascido em Trizidela, em Arari, Francisco Batalha começou sua carreira literária em 2001. É autor de diversos livros, entre os quais Família Batalha, Família Prazeres, Passageiro da Aurora, Mearim a Morte de um Gigante. Ele é integrante das academias de letras de Vitória do Mearim, Arari e da Loja Maçônica.


www.ma.gov.br

>>Compartilhe esta postagem com seus amigos!

0 comentário(s):

Copyright © 2013 Traduzido por Template Para Blogspot de BloggerTheme9
Personalizado por dri chaves.
back to top