08/11/2011

Municípios maranhenses entram na reta final pelo Selo UNICEF Município Aprovado

Postado em 8.11.11  | No marcador  Notícia

Começa nesta quarta-feira (9/nov) o encerramento do 5º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 no Maranhão. Ao todo, mais de 100 municípios maranhenses foram convidados para seis eventos regionais, promovidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, em parceria técnica com a Escola de Formação de Governantes do Maranhão, com apoio da Petrobras e da Rede Energia.

O encontro de encerramento acontece no auditório do Hotel Holiday Inn, Av. Mal. Castelo Branco, 375 - São Francisco, em São Luis (MA). Na mesa de abertura estarão presentes a coordenadora do UNICEF no Maranhão, Eliana Almeida; o coordenador técnico da Escola de Formação de Governantes do Maranhão, Raimundo Palhano; a coordenadora da Comunicação Institucional da Petrobras, Evalda Maciel; a coordenadora do CAOP/Ministério Público, Márcia Maia; além de representantes da FAMEM; do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Articulação Estadual da Agenda Criança Amazônia.

O avanço das políticas municipais voltadas à infância e adolescência, bem como o fortalecimento da participação social das crianças, adolescentes e suas famílias, serão o assunto central do encontro. Participarão do evento, os articuladores municipais do Selo, representantes de Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e lideranças adolescentes de mais de 20 municípios da região.

Durante o encontro, também será apresentado um novo sistema virtual de monitoramento desenvolvido em parceria com a Escola de Formação de Governantes do Maranhão. “Nosso objetivo é permitir que cada município possa manter, de forma atualizada e organizada, diferentes informações sobre a situação da infância e adolescência, bem como sobre o desenvolvimento das ações planejadas. Assim, poderá avaliar e melhorar o resultado do seu trabalho”, comenta Eliana Almeida, coordenadora do UNICEF no Maranhão.

Envolvidos na iniciativa desde 2009, os municípios receberam neste semestre novos indicadores sociais ligados a Saúde, Educação, Assistência Social, entre outros, e puderam observar como estão avançando. Agora, o desafio é tirar do papel ações planejadas para a melhoria de vida das crianças e adolescentes, bem como realizar as atividades na área de Esporte e Cidadania; Cultura e Identidade Étnico-racial; Convivência com o meio-ambiente, propostas pela metodologia do Selo.

Presente em todos os nove estados da Amazônia Legal Brasileira, além de 11 estados do Semiárido, o Selo UNICEF Município Aprovado busca mobilizar gestores, técnicos e comunidade pela garantia dos direitos da infância e adolescência. Os municípios inscritos no programa comprometem-se a planejar e desenvolver ações para melhorar de forma concreta a vida de crianças e adolescentes. O reconhecimento desse esforço acontecerá no final de 2012, quando os municípios que mais avançarem serão certificados com o Selo UNICEF.


 
UNICEF

>>Compartilhe esta postagem com seus amigos!

0 comentário(s):

Copyright © 2013 Traduzido por Template Para Blogspot de BloggerTheme9
Personalizado por dri chaves.
back to top