13/11/2011

Dia Azul: segunda-feira (14) é celebrado o dia mundial do diabetes.

Postado em 13.11.11  | No marcador  Notícia

Nesta segunda-feira (14) é celebrado o dia mundial do diabetes, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a doença, enfatizando a importância da prevenção e do bom controle. A data, também conhecida como Dia Azul é celebrada no mundo todo com iluminação azul em monumentos e prédios públicos para chamar a atenção à doença e campanhas de conscientização e medição de glicemia gratuita em locais públicos para informar a população durante todo o mês de novembro 

A Sociedade Brasileira de Diabetes apoia iniciativas para celebrar o dia em todo o Brasil e oferece em seu site prêmios para as melhores mobilizações em celebração à data. O símbolo do Dia Mundial do Diabetes é um circulo azul que simboliza a união. A IDF buscou um formato simples para facilitar a reprodução e o uso para as pessoas que quisessem dar apoio à campanha. Esta data também é marcada com a iluminação azul em todo o mundo de monumentos e construções, além da campanha para o uso de roupas azuis. 

Sobre a Doença 

O diabetes tem crescido no mundo, junto com o aumento da obesidade e as doenças relacionadas ao estilo de vida moderno. A forma mais comum do diabetes é o tipo 2, que acomete principalmente pessoas mais velhas e com sobrepeso ou obesidade. Este tipo de diabetes pode passar muito tempo sem ser diagnosticado, por isso muitos diabéticos recebem o diagnóstico ao apresentar os sintomas das complicações características da doença, como insuficiência renal, dificuldade de cicatrização, problemas de visão, perda de sensibilidade nos pés entre outros.

Para evitar as complicações do diabetes é necessário o diagnóstico precoce e o bom controle. As campanhas de medição de glicemia em locais públicos auxiliam o diagnóstico e ajudam a chamar a atenção à doença, com distribuição de informativos sobre os sintomas, o tratamento e a prevenção do diabetes, que pode ser feita com boa alimentação e exercícios.

A data de celebração do Dia Mundial do Diabetes foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes. 




uol

>>Compartilhe esta postagem com seus amigos!

0 comentário(s):

Copyright © 2013 Traduzido por Template Para Blogspot de BloggerTheme9
Personalizado por dri chaves.
back to top