23/09/2011

Revista Pós-Ciências Sociais discute Elites no Brasil

Postado em 23.9.11  | No marcador  Notícia

Acontecerá hoje, 23 de setembro, o lançamento  da 15ª edição da Revista Pós-Ciências Sociais, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão - UFMA.

A publicação possui financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA e, neste número, apresenta o dossiê “Elites”, articulado pelos professores Igor Gastal Grill (UFMA) e Mario Grynszpan (CPDOC-FGV e UFF), que afirmam que “Os estudos de elites têm um percurso bastante longo. Eles remontam a meados do século XIX e são coetâneos do próprio processo de afirmação e institucionalização das Ciências Sociais”.

Cinco artigos integram o dossiê, agrupando pesquisadores que integram uma mesma rede de estudos sobre elites no Brasil. Vários segmentos são elencados em relação ao tema: composições sociais, recursos e instrumentos de legitimação. A linha editorial da revista contempla nas edições outros assuntos que não apenas a temática dos dossiês.

Na revista, destacam-se ainda artigos sobre as Redes de Produção Globais – RPG e sobre a esquerda e a direita no Brasil, além de entrevista com o antropólogo Ricardo Lima sobre artesanato, realizada pelo Professor Dr. Paulo Keller, da UFMA, e a resenha "Intelectuais Europeus: transações culturais, circulação de idéias e disputas em torno da definição de 'intelectual'", assinada pela professora Dra. Eliana Tavares dos Reis, vinculada aos PPGSoc e ao Departamento de Sociologia e Antropologia da UFMA.

A revista (que é publicada desde 2004) será disponibilizada para venda na versão impressa no valor de R$ 10,00. Maiores informações: revistapgcs@ufma.br ou pelo fone 3301-8352, com Soraya Carvalho. A publicação também pode ser encontrada em PDF para download gratuito pelo site www.ufma.br



>>Compartilhe esta postagem com seus amigos!

0 comentário(s):

Copyright © 2013 Traduzido por Template Para Blogspot de BloggerTheme9
Personalizado por dri chaves.
back to top