06/08/2011

BILL: Há horas em que pensamos ser uma inverdade!

Postado em 6.8.11  | No marcador  Notícia

 Benedito Ferreira de Jesus, natural de Buriti MA, nasceu em 26 de março de 1958. Radicado em Arari desde a década de 1980, aqui atuou como professor e animador cultural por mais de duas décadas, tendo já exercido cargos de secretário municipal de cultural, coordenador do departamento municipal de cultura, presidente de entidades culturais da sociedade civil local, dentre outros. 

Carnavalesco, teve papel importante na escola de samba Turma do Mirim, na década de 80. Ator e diretor de teatro, fundou em 2003, a Cia. Mistura Arte e Produção, que agremia jovens estudantes e de outros segmentos sociais, realizando vários trabalhos culturais como bloco carnavalesco, teatro estudantil e espetáculos de rua, a exemplo da tradicional Via-Sacra. A Cia. Mistura foi um dos seus maiores projetos culturais, originada em 1988, com o intuito de unir pessoas de vários idades e seguimentos sociais em torno das produções artísticas que o teatrólogo criava e dirigia. 

Com várias participações em festivais de teatro, principalmente teatro estudantil, e eventos congêneres, foi várias vezes premiado dentro e fora do Estado do Maranhão. Em 2003 recebeu o título de Cidadão Arariense, em reconhecimento aos extensos trabalhos prestados ao município, nos mais de 20 anos de sua permanência em Arari. Em reconhecimento ao mérito de sua produção, foi convidado várias vezes a ingressar na Academia Arariense-Virotoriense de Letras (AVL), instituição que agremia as maiores iniciativas das artes, ciências e letras do município.

Graduado em História, cursou recentemente pós-graduação na mesma área de conhecimento. Exercia pela segunda vez a função de secretário municipal de Cultura desde 2007, além de trabalho docente em duas escolas e da produção poética, em grande parte inédita, com alguns poemas já publicados em jornal local.

Recentemente, Bill estava preparando documentário sobre sua trajetória pessoal e profissional no âmbito da Cultura, para uma homenagem que receberia ao final deste ano em São Luís. Para tal visitou sua terra natal, na última semana de julho, com a finalidade de registrar em áudio e vídeo eventos, locais e depoimentos de pessoas que fizeram parte de sua história. 

Bill se preparava também para iniciar as atividades do projeto Fazendo Arte na Estrada, por meio da Cia. Mistura Arte e Produção, com apoio da Funarte (Fundação Nacional da Arte) e do Governo do Estado do Maranhão. Trata-se de uma iniciativa do Programa Mais Cultura, do Governo Federal que contemplou a instituição cultural da qual ele foi idealizador, fundador e membro apaixonado.

Como historiador, estava fazendo estudo sobre o Tambor de Crioula da Trizidela (de seu Miguel Campelo, tema de seu artigo científico de conclusão do curso de pós-graduação em História Afro-brasileira. Estava trabalhando também nos últimos poemas de seu primeiro livro de poesia, que lançaria no seu próximo aniversário (em 2012).

Sua últimas atividades como secretário estavam sendo os preparativos para o 34º Festival da Melancia. Mas sua última grande alegria no cargo foi ver resgatada e tendo iniciadas as aulas da Escola Municipal de Música de Arari, projeto para o qual lutou durante anos e só agora pode ver realizado.

 
Texto de Cleilson Fernandes

>>Compartilhe esta postagem com seus amigos!

Um comentário:

  1. Um cidadão que adotou a Cidade de Arari, como sua. A Arte e a Cultura Arariense, está mais lenta.Que em Deus, ele encontre o resplandecer de uma NOVA ESTAÇÃO
    Também comungamos com os Sentimentos de tristeza e saudade, que circunda, neste momento a nossa Arari.

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 Traduzido por Template Para Blogspot de BloggerTheme9
Personalizado por dri chaves.
back to top