24/03/2011

UNICEF lança proposta da Semana do Bebê no Maranhão

Postado em 24.3.11  | No marcador  Notícia

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a BEMFAM-MA, promoveu o lançamento estadual da publicação “Como realizar a Semana do Bebê em seu município”, no próximo dia 23 de março, 8h às 10h, no auditório da OAB-MA, em São Luis (MA). A iniciativa busca mobilizar os municípios maranhenses para garantir os direitos de cada criança desde seus primeiros anos de vida.


Iniciada, há 10 anos, no município de Canela (RS), a proposta da Semana do Bebê tem contribuído de forma efetiva com o avanço das políticas públicas que assegurem o direito de cada bebê sobreviver e se desenvolver, aprendendo, brincando, convivendo com sua família e comunidade, crescendo sem violência, protegido do HIV/aids e outras doenças. Sistematizada na publicação “Como realizar a Semana do Bebê em seu município”, esta metodologia está agora sendo semeada em todo Semiárido e Amazônia Legal Brasileira pelo UNICEF e parceiros.


“Estamos convidando todos a refletirem qual é o espaço que os bebês ocupam na vida de nossa família, nossa comunidade, no nosso município. Variados estudos confirmam que é crucial garantirmos atenção prioritária a cada criança desde seus primeiros momentos de vida, mas os indicadores reais nos mostram que ainda há muitos desafios e desigualdades na garantia dos direitos da primeira infância. Por isso, propomos uma semana de mobilização para contribuir com essa mudança”, explica a coordenadora do UNICEF no Maranhão, Eliana Almeida.


No Maranhão, mais de 150 municípios estão sendo convidados a participar de encontros de sensibilização sobre a proposta. Realizados em parceria com a BEMFAM, já aconteceram eventos em Caxias, Santa Inês e Vargem Grande. Os próximos serão em Imperatriz, São Bento e São Luis. Durante a programação, técnicos e gestores da Saúde, bem como articuladores municipais do Selo UNICEF Município Aprovado e lideranças adolescentes recebem informações sobre como organizar a Semana do Bebê.


Não há uma programação fechada: cada município busca parcerias para criar atividades variadas - de serenatas para bebês a audiências públicas na Câmara, passando por oficinas, palestras e apresentações culturais. A data da Semana do Bebê também fica a critério de cada município, mas a proposta é que ela se repita a cada ano. “O objetivo é que todos os setores do município - gestores, vereadores, empresários, comunicadores, famílias – possam dar atenção à situação dos bebês e discutir como avançar na garantia dos direitos das gestantes, mães e seus filhos”, completa Graça Lima, coordenadora da BEMFAM no Maranhão.

UNICEF

>>Compartilhe esta postagem com seus amigos!

2 comentários:

  1. Em Uberaba-MG, vamos em setembro/2011 para o
    III SEMANA DO BEBÊ, III SEMANA DA PRIMEIRA INFANCIA E III SEMANA DE VALORES HUMANOS, EM 2010 380 empresas participaram da semana de valores Humanos.
    www.vivenciaemvaloreshumanos.org.br
    ElINE R GOMES
    34-8414-8502

    ResponderExcluir
  2. Que coincidência! Estava a procura de informações sobre a Semana do Bebê em São Luís e esse blog chamou-me atenção,porém,não sabia que era seu. Não sei se ainda lembra de minha pessoa. Me chamo Luana e já trabalhei como psicóloga em Arari,no CRAS,lembra?
    Parabéns pelo blog.
    bjo

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 Traduzido por Template Para Blogspot de BloggerTheme9
Personalizado por dri chaves.
back to top