28/03/2011

Risos e música podem abaixar a pressão sanguínea

Postado em 28.3.11  | No marcador  Ciência

Pesquisadores japoneses realizaram experimentos em que usaram música e risadas para tentar diminuir a pressão sanguínea dos participantes. 79 pessoas foram divididas aleatoriamente em três grupos: 32 foram para um grupo de música, 30 para um grupo de risada e 17 serviram de grupo controle, não participando de nenhuma atividade.

As pessoas do grupo de música cantaram, se alongaram enquanto ouviam música e foram encorajados a repetir as mesmas atitudes em casa, enquanto o grupo das risadas assistiu a um programa de comédia e praticou um tipo de ioga que mescla exercícios com o riso. A pressão sanguínea dos participantes foi medida antes e depois das atividades. Após três meses, os resultados mostraram que no grupo de música a pressão sanguínea dos participantes diminuiu em 6mmHg, e no grupo de risadas esse número foi de 5mmHg. O grupo controle não mostrou mudanças. 

Os cientistas ainda não sabem se os resultados serão duradouros, mas sugerem que apesar de precisarem pesquisar mais sobre o tema, a música e o riso podem ser uma forma de combater a pressão alta. 


uol

>>Compartilhe esta postagem com seus amigos!

0 comentário(s):

Copyright © 2013 Traduzido por Template Para Blogspot de BloggerTheme9
Personalizado por dri chaves.
back to top