06/03/2011

A briga: Blogueiros X Jornalistas

Postado em 6.3.11  | No marcador  Expressão


A anunciada briga entre jornalistas e blogueiros será acirrada, equilibrada e não há previsão de vencedor. O que posso dizer é que esta sendo excelente para ambas as partes, pois será um evento Darwinista, melhorando muito ambas as categorias.

Motivo? Será disputada pelos elementos mais burros e tacanhos entre os envolvidos.

Eu não vejo necessidade dessa guerra. Sei que há uma enorme má-vontade da imprensa para com os blogs, e os blogueiros adoram detonar jornalistas, mas sinceramente só consigo ver as atividades como complementares.

O blog está para o jornal como a TV está para o jornal. Pode até aparentar mais agilidade, mas na pratica você vê a coisa acontecer na TV, mas espera o dia seguinte para ler o jornal e entender o que viu. Claro que hoje em dia não dá mais, ao menos para jornais online, segurar a notícia até o dia seguinte, mas mesmo assim o material do jornal necessariamente é mais elaborado que o do blog.

“Incrível, passou um avião baixinho aqui em casa soltando fumaça” é notícia de blog, não de jornal. O leitor que se satisfaz com a chamada acima em um blog, se a vir em um jornal no mínimo fará um post-denúncia sobre a má-qualidade do mesmo.

Um blogueiro dificilmente passará dias compondo um post, nem ficará checando fontes em cima de fontes. Com a exigência de um post por dia pelo menos, simplesmente não há tempo, ao menos para os blogueiros que o fazem por hobby.

Por sua vez um jornalista não tem a mesma segurança do blogueiro, que é editor de si mesmo. Uma informação não pode ser divulgada com a mesma velocidade que em um blog, pois alguém tem que se responsabilizar, e se não estiver satisfeito pode pedir que o jornalista justifique suas conclusões.

Um jornalista tem que tomar cuidado para não falar nada ofensivo ao Jornal em si e/ou anos patrocinadores, além de ter que filtrar tudo que se pareça com uma opinião.

Curiosamente a agilidade dos blogs pode ser superada pela agilidade dos jornalistas, pois é muito mais fácil conseguir um espaço cobrindo algo pelo Jornal O Estado do Maranhão do que pelo Blog Marrapá. Como os jornalistas ganham pra escrever, só não superados no quesito pelos ProBloggers.

Cada um na sua, os blogs continuarão insuperáveis...

>>Compartilhe esta postagem com seus amigos!

0 comentário(s):

Copyright © 2013 Traduzido por Template Para Blogspot de BloggerTheme9
Personalizado por dri chaves.
back to top