13/01/2011

Estudo mostra que autoestima e disciplina afastam adolescentes das drogas

Postado em 13.1.11  | No marcador  


O álcool é a substância mais consumida
entre jovens na faixa dos 15 anos
Pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) indica que características como autoestima, determinação, disciplina e adaptabilidade estão relacionadas a uma menor probabilidade de abuso de álcool e tabaco associado ao uso de outras drogas.

O levantamento, realizado pelo departamento de psicobiologia com 2.691 jovens na faixa dos 15 e 16 anos de 28 escolas da rede particular de ensino de São Paulo, também mostrou qual a droga mais consumida pelos adolescentes no mês anterior à pesquisa. Os resultados mostram que o álcool é a substância mais consumida (50,2%), seguida do tabaco (14,1%) e de outras drogas (11,6%).

De acordo com a pesquisadora Tatiana de Castro Amato, existem poucos trabalhos que abordem quais as características que diminuem as chances de envolvimento com drogas. A maioria associava esses fatores à prática de esportes e ao bom desempenho escolar.

Ela também lembra que intervenções em escolas e serviços de saúde, com foco em autonomia e responsabilidade do adolescente, têm se mostrado eficientes na prevenção desse tipo de comportamento de risco.


uol

>>Compartilhe esta postagem com seus amigos!

0 comentário(s):

Copyright © 2013 Traduzido por Template Para Blogspot de BloggerTheme9
Personalizado por dri chaves.
back to top