05/12/2010

Mudança climática causará um milhão de mortes em 2030.

Postado em 5.12.10  | No marcador  

Homem vestido de urso polar se finge de morto em protesto contra as mudanças climáticas
A partir de 2030, a mudança climática causará indiretamente cerca de um milhão de mortes por ano, trazendo, também, prejuízos anuais de 157 bilhões de dólares, segundo informe divulgado nesta sexta-feira em Cancún, México. 

A miséria se concentrará em mais de 50 dos países mais pobres do planeta, mas os Estados Unidos vão pagar o maior preço econômico, diz o estudo.

"Em menos de 20 anos, quase todos os países do mundo perceberão sua alta vulnerabilidade ante o impacto do clima, à medida que o planeta se aqueça", advertiu o relatório apresentado na conferência da ONU sobre o clima celebrada em Cancún, leste do México. 

O estudo, compilado por uma organização humanitária de países vulneráveis a mudanças climáticas, avaliou a forma como 184 nações serão afetadas em quatro áreas: saúde, desastres climáticos, perda do hábitat humano devido à desertificação e a elevação do nível do mar, além do estresse econômico. 

Os que enfrentam "aguda" exposição são 54 países pobres ou muito pobres, incluindo a Índia. São os que sofrerão desproporcionadamente em relação a outros, porque são os últimos culpados pela emissão de gases de efeito estufa que provocam as mudanças, diz o informe. 

"Se não houver ações corretivas", diz uma nota à imprensa, que acompanha o estudo, o mundo "se dirigirá a uma triste situação". 
Mais da metade dos 157 bilhões de dólares em perdas - em termos da economia atual - terá lugar nas potências industrializadas, encabeçadas por Estados Unidos, Japão e Alemanha. Mas em termos de custo para o PBI, a proporção será muito menor nestas nações. 

O documento foi divulgado por DARA, uma ONG com sede em Madri, e o fórum climático vulnerável, uma coalizão de ilhas-nação e outros países mais expostos à mudança climática. 

As delegações de mais de 190 nações estão reunidas em Cancún desde 29 de novembro e até 10 de dezembro com o objetivo de reavivar a negociação internacional sobre a luta contra a mudança climática. 


uol

>>Compartilhe esta postagem com seus amigos!

Um comentário:

  1. Meu querido, boa tarde. Estou aqui agradecendo a visita que fizeste a um simplório Espaço, que ouso chamar de blogue.Ficamos mais felizes, por que sobretudo, ainda nos deixou ali um comentário postado, que enobrece aquela folha de papel, quase semelhante à uma de pão todo rabiscado, com lápis de ponta "rombuda", como agente fala aí e, somente nós os sertanejos entendemos.Rendo outra vez aqui, o meu sentimento de apreço, de agradecimento, e por que não de tolerância com este que borra o seu blogue. Um abraço do tamanho da Cidade de Arari

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 Traduzido por Template Para Blogspot de BloggerTheme9
Personalizado por dri chaves.
back to top