21/12/2010

Maranhão é 2º estado com maior índice de mortalidade infantil.

Postado em 21.12.10  | No marcador  


O recente censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que o Maranhão segue integrando o grupo dos estados brasileiros que apresentam os indicadores sociais mais sofríveis. A taxa de mortalidade infantil (número de crianças mortas no primeiro ano de vida, em mil nascidas vivas), por exemplo, ficou em 36,5 em 2009. É a segunda taxa mais alta do país, embora tenha havido uma queda em relação a 2008, quando era de 37,9.

Só em Alagoas o índice de mortalidade infantil é mais alto que o do Maranhão: 46,4 por mil crianças nascidas vivas. Pernambuco, com taxa de 35,7, ocupa o terceiro posto entre os estados brasileiros em que morrem mais crianças.

Piauí é o estado nordestino que apresenta a menor taxa de mortalidade infantil - 26,2 -, mas mesmo assim, quando comparado aos de outras 27 unidades da federação, o índice só é melhor do que o do Acre (taxa de 28,9).

A título de comparação, a taxa de mortalidade infantil do Brasil, em 2009, ficou em 22,5, caindo um pouco em relação a 2008, quando era de 23,6. O estado brasileiro que tem a menor taxa de mortalidade infantil é o Rio Grande do Sul: 12,7.


Analfabetismo

No indicador do IBGE sobre analfabetismo, o Maranhão obteve o 4º pior resultado do país, com 19,1% de pessoas acima de 15 anos que não sabem ler nem escrever. A taxa caiu pouca coisa em um ano - era de 19,5% em 2008. Alagoas também é o pior estado neste quesito, com 24,6% de analfabetos, seguido pelo Piauí, com 23,4%, e Paraíba, com 21,6%.

Os estados nordestinos também têm os índices mais elevados do país em analfabetismo funcional (quando a pessoa, mesmo com a capacidade de decodificar minimamente frases, sentenças, textos curtos e números, não desenvolve a habilidade de interpretação de textos e de fazer as operações matemáticas).

O Maranhão conta, segundo o IBGE, com 31,7% de pessoas com mais de 15 anos que são analfabetas funcionais. É o 4º pior índice do país. Os três estados com mais analfabetos funcionais são Piauí (37,5%), Alagoas (36,5) e Paraíba (33,4%).

O Censo do IBGE apontou que a taxa de analfabetismo no Brasil caiu de 10% em 2008 para 9,7% em 2009 (cerca de 14,1 milhões de pessoas). O estado com menor número de pessoas que não sabem ler nem escrever é o Amapá (2,8%), seguido pelo Distrito Federal (3,4%).

O número de analfabetos funcionais também diminuiu no país, de 21% em 2008 para 20,3% em 2009. O Distrito Federal é a unidade da federação com menos analfabetos funcionais: 8,9%.

>>Compartilhe esta postagem com seus amigos!

5 comentários:

  1. Meus sinceros parabéns Ailton, posso lhe afirmar que a leitura em seu blog é de fundamental importancia para o crescimento e desenvolvimento socio-cultural de vossos leitores.
    Abraços Fraternais

    ResponderExcluir
  2. Tá vendo? Isso é culpa dos maus governantes que temos. É culpa de Roseana Sarney, que nada faz para melhorar esta situação alarmante...

    Jailson Mendes
    São João Batista-MA
    www.agenciadesjb.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. novidade também é o segundo ou será o primeiro? em que as prefeitiras lesam os funcionários...........

    ResponderExcluir
  4. De tudo, neste assunto, me comoveu aquela criança suja comendo restos de comida no chão. Não sei se trata de foto-jornalística real, mas fiquei com olhar fixo na imagem para jamais esquecê-la. Deveria abrir cada edição dos programas de tv oficiais, deveria ser exibida em cada abertura de cada sessão solene de inaugurações de Poços Artezianos Artesianos ou petróleo. Deveria assombrar cada político brasileiro em suas noites insones ou em pesadelos etílicos. Espero um dia ser esta foto uma amarga lembrança de um tempo desrespeitoso, frutos de consecutivos desmandos e corrupção

    ResponderExcluir
  5. OS POLITICOS NAO SE PREOCUPAM COM NADA OLHA ESSA CRIANÇA COMENDO RESTOS DE COMIDAS E ELES DEVEM ESTAR FAZENDO FESTAS EM SUAS MANÇOES

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 Traduzido por Template Para Blogspot de BloggerTheme9
Personalizado por dri chaves.
back to top