29/12/2010

DF21D - Chineses ativam míssil para reforçar poder no Oceano Pacífico

Postado em 29.12.10  | No marcador  


Um porta-aviões americano, no caso, o George Washington, navegando tranquilamente em águas asiáticas, tem um significado enorme. Mostra a força dos Estados Unidos nos mais variados cantos do mundo. Mas esse simbolismo está indo por água abaixo.

O exército chinês está construindo uma nova muralha. Uma muralha militar em pleno Oceano Pacífico. É o que dizem especialistas nesse assunto. E ela tem como nome uma mistura de letras e números: DF21D.

É um míssil capaz de afundar porta-aviões. Lançado da Terra, vai para o espaço e de lá volta para atingir o alvo, que pode estar a até 1.500 quilômetros de distância. Toda controlada por satélites, sensores e complexos sistemas de navegação, a arma já passou por vários testes e está em fase de implantação.

Essa informação veio da maior autoridade das forças armadas americanas no Pacífico, que disse que não vê o novo míssil como uma ameaça aos Estados Unidos. Claro, jamais assumiria isso, mas todos sabem que uma arma capaz de afundar porta-aviões mexe com a disputa de forças e põe em risco o poderio americano na região.

A nova arma pode forçar porta-aviões americanos a ficar longe das águas onde a China não quer vê-los. Um exemplo é o estreito de Taiwan, uma região reivindicada pela China e que tem tido presença americana.

A nova arma também pode interferir nas estratégias de um possível conflito entre as Coreias.

A do Sul, apoiada pelos Estados Unidos, e a do Norte, com uma proximidade não só geográfica com a China.

As águas do Pacífico, dominadas pelos americanos desde o fim da Segunda Guerra Mundial, quando derrotaram o Japão, pela primeira vez estão sendo disputadas por outra potência, haja vista o número crescente de submarinos da China na região.

E, agora, esse novo míssil que, segundo especialistas, é só uma das novas armas chinesas que estão por vir.

G1

>>Compartilhe esta postagem com seus amigos!

2 comentários:

  1. Bom dia
    Atravessamos 2010. Fechamos a década. Para uns uma travessia com tormentas, para Outros muita calmaria. É assim a Vida. O importante é que atravessamos. vim lhe desejar um Ano de 2011 de realizações e namoros mil. Sem estresse, para não feri o Coração e nem agredi a Alma.
    Tolerância, é o que pede os povos menos favorecidos.
    Deixo cá o meu abraço e o meu apreço por você.
    Estejamos juntos em 2011............ ué, é amanhã !

    ResponderExcluir
  2. Ate hj isso prova que desarmamento nuclear nao e um problema e um piada, ja que as potencias investe em novas tecnologias para guerra, vai acontecer mesmo uma 3° guerra mundial espero que nao teje vivo, se tiver filhos que Deus cuide deles.
    Coreia do Norte vai querer fazer uma guerra pois nao esta muito interresado em acordos politicos e extremamente fechada dialagos, e o Ira que quer Israel suma do Mapa ou ate fazer um guerra com E.U.A que nao aconselho.

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 Traduzido por Template Para Blogspot de BloggerTheme9
Personalizado por dri chaves.
back to top