21/10/2010

PRÉ-CONCEITO - Duas em cada três pessoas admitem preconceito contra quem sofre de doença de pele

Postado em 21.10.10  | No marcador  



O estigma sofrido por quem tem psoríase, uma doença inflamatória que afeta principalmente a pele (mas também pode atingir as articulações), é grande e prejudica a qualidade de vida dos doentes. Em pesquisa Ibope, feita em oito capitais brasileiras a pedido da farmacêutica Janssen-Cilag , 70% dos entrevistados afirmaram que teriam reações preconceituosas ao se deparar com as manchas na pele no formato de placas avermelhadas, principal característica da doença que acomete cerca de 4 milhões de brasileiros.

Sentir pena, nojo e tristeza são os sentimentos mais comuns. Mais de 80% das pessoas disseram não entrar em uma piscina se alguém com psoríase estivesse nela. Cerca de 73% delas não gostariam de ser atendidas por uma pessoa com a doença, seja garçom, cozinheiro, dentista ou médico. Já para acompanhar em lugares públicos e ter como amigo, a maioria não viu problemas.

Apenas 7% já ouviram falar na psoríase, 63% acreditam que ela é rara e 44% que é contagiosa. “A doença é frequente, cerca de 4% da população tem. E ainda é muito desconhecida, a maioria acha que é contagiosa, mas ela é uma doença genética”, explica Artur Antonio Duarte, coordenador do Ambulatório de Imunobiológicos e Colagenoses da Unisa. 

A predisposição genética é a principal causa da psoríase, a defesa imunológica do corpo começa a agredir a pela e causa inflamações. Seu aparecimento pode ser antecipado por distúrbios emocionais e infecções.

 
Na imagem acima, portadores da doença participaram da exposição "Psoríase: A Verdade Nua", realizada em São Paulo



uol

>>Compartilhe esta postagem com seus amigos!

0 comentário(s):

Copyright © 2013 Traduzido por Template Para Blogspot de BloggerTheme9
Personalizado por dri chaves.
back to top