19/10/2010

Com uma significativa participação popular, foi realizada a V Conferência Municipal de Saúde.

Postado em 19.10.10  | No marcador  


Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde de Arari, aconteceu a V Conferência de discussão das políticas públicas de saúde no município. 
Com o tema “O SUS que temos, a saúde que queremos” o evento teve como objetivos discutir a gestão participativa do SUS, conhecer melhor a função e eleger as instituições para compor o Conselho Municipal de Saúde (CMS). 
A conferência foi aberta oficialmente com a fala do Prefeito Municipal Leão Santos que fez um breve agradecimento pela participação de todos, logo após, a Secretária de Saúde Mary Prazeres ratificou a importância da conferência para garantir um processo democrático a partir de proposições e da gestão compartilhada da saúde em Arari. 
Após a abertura, a Enfermeira Leoneide Bastos socializou um vídeo que mostrou os equipamentos e ações da saúde que formam a atenção primária da rede assistencial local. Como possibilidade de fomento às práticas de fortalecimento do controle social o  conferencista Antonio Silva expôs um breve histórico do SUS defendendo essa política de saúde como uma ferramenta já difundida e copiada.
A secretária executiva do Conselho Estadual de Saúde do Maranhão (CES/MA) Isabel Macedo fez uma intervenção voltada para a discussão sobre a política nacional de gestão estratégica e participativa do Sistema Único de Saúde.
Houve também a organização das discussões em grupos para a análise da situação da saúde municipal e as proposições de melhoria da qualidade do atendimento, as deliberações dos grupos foram expostas à plenária que fez as intervenções necessárias. 
A V Conferência foi encerrada com a eleição das instituições que farão parte da próxima gestão do conselho, como representantes dos servidores da saúde ficaram os Agentes Comunitários de Saúde, Unidade Mista Jorge Oliveira e Agentes de Combate a Endemias, a representação dos usuários do SUS ficou pelo Movimento Popular de Saúde, Centro de Integração de Cajazinho, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arari, Fórum da Juventude, Clube de Mães do Bom Fim e Associação de Moradores Nova Esperança.
As entidades foram eleitas para mais um biênio no monitoramento da gestão da política municipal de saúde.





>>Compartilhe esta postagem com seus amigos!

Um comentário:

  1. De fato, um importante passo foi dado para a democracia arariense, ampliando o panorama de participação popular no quadro da saúde do município. Parabéns a todos!

    Yuri Telles
    (Fisioterapeuta do NASF)

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 Traduzido por Template Para Blogspot de BloggerTheme9
Personalizado por dri chaves.
back to top