23/08/2010

Milhares de pessoas lotam Arari para participar da Ordenação Episcopal do Padre Valdeci Mendes.

Postado em 23.8.10  | No marcador  


O pastor dá a vida por suas ovelhas.

Embalados pelo tema e o significado da ocasião, milhares de fiéis lotaram a Praça Nossa Senhora da Graça para a cerimônia de ordenação do Padre Valdeci Santos Mendes.

José Valdecir Santos Mendes, nasceu dia 09 de setembro de 1961, no povoado Flor do Dia, Município de Coroatá –MA. Antes de ingressar no seminário exerceu a função de pedreiro, foi seminarista a partir de 1988, além de ser especialista em Bíblia concluiu também o curso de Teologia e Filosofia.

Foi ordenado presbítero em 11 de dezembro de 1994, tendo passado antes passado pelo município de São Mateus e Alto Alegre do Maranhão em 2005 Arari é agraciado com a sua chegada.

No dia 05 de maio de 2010 o Papa Bento XVI divulgou sua nomeação como novo Bispo da Diocese de Brejo-MA. Sua Ordenação Episcopal aconteceu ontem (21) no Município de Arari.

Padre José Valdeci alimentava há muito tempo o sonho de ser missionário na África, mas a necessidade da igreja no Maranhão, sua experiência, seu perfil religioso e pastoral, os dons que lhe foram concedidos e a vontade do Bispo de Roma lhe reservaram essa outra missão, não menor que a que aspirava.


Em Arari, Pe Valdeci mostrou-se um líder comprometido com o projeto assumido e influente para com seus liderados. Conquistou a simpatia dos católicos locais, o respeito e admiração da comunidade arariense em geral, por seu jeito simples, sua doação desmedida e seu espírito missionário.

Além de executar o calendário católico arariense, deu novo ânimo à dimensão social da igreja local, com uma série de ações ligadas à promoção de políticas públicas e a atuação da igreja diante dos problemas sociais.


A Cerimônia.

Confesso que não sou de andar me emocionando, mas, pra quem acompanhou a cerimônia de perto foi uma experiência muito profunda, talvez pela admiração que tenho pelo Padre, ou melhor, Dom Valdeci.

Ao ver Dom Valdeci ajoelhado diante do seu sentimento maior que é ser Pastor, me veio na mente inúmeras indagações, em especial a de para que estamos aqui se não para fazer nosso próximo mais feliz?.


Dom Reinaldo “Ainda não venci, mas estou lutando” com essas palavras o bispo de Coroatá saudou o povo que o recebeu com uma calorosa salva de palmas. (foto)

Dom Valdeci foi muito mais além, ultrapassou as fronteiras que muitas vezes as igrejas constroem e escreveu uma brilhante história nas terras de Arari. Lembro de uma de suas “participações especiais” ao lado do Mestre Silvino, dançando e cantado ao som das matracas do São João, acredito que o mesmo soube como ninguém expressar o sentido da palavra sacerdócio.

Parabéns a Arari pelo privilégio de ter conhecido o Padre Valdeci, parabéns ao novo Bispo por ter tido o privilégio de conhecer esse povo comedor de melancia e parabéns a Brejo por receber o Nosso Inesquecível Dom Valdeci.






























Texto com informações da revista da cidade de Arari, produzida pela Secretaria Municipal de Comunicação.

>>Compartilhe esta postagem com seus amigos!

2 comentários:

  1. O MAIOR EVENTO DA HISTÓRIA DE ARARI,SÓ PODERIA SER FEITA PELA INSTITUIÇÃO MAIS RESPEITADA DESTE PAÍS.

    ResponderExcluir
  2. Arari teve esse grande privilégio de receber Dom Valdeci como pároco. Profundas tranformações principalmente nas CEB's ele realizou. Agora lhe foi confiada uma nova missão. Esperos que o senhor Jesus esteja sempre com ele e conosco também!!!

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 Traduzido por Template Para Blogspot de BloggerTheme9
Personalizado por dri chaves.
back to top