21/07/2010

O Núcleo Municipal de Educação e Saúde realiza a itinerância de suas ações.

Postado em 21.7.10  | No marcador  


Como parceria ao trabalho de formação social, o Núcleo Municipal de Educação e Saúde (NMES) realizou na tarde de ontem (20/07) uma roda de diálogos com alunos da turma de beleza e estética do Projovem Trabalhador.


Olhares atentos e tentando esconder um pouco de constrangimento natural no momento de por em foco a discussão sobre doenças sexualmente transmissíveis. Diferente de muitas palestras realizadas por aí, esse momento de diálogo teve um diferencial na forma dinâmica da enfermeira Gorete Araújo (foto) coordenar a apresentação da temática.

Um grande problema relacionado às DSTs é que a maioria das pessoas acha que sabem tudo já que tanto se fala nelas, é aí que há um engano, são inúmeras as dúvidas quando o diálogo é com um profissional capacitado para conversar sobre possibilidades de contrair ou tratar das enfermidades.

De acordo com o relato de Maria Mendes (Representante do NMES) essa roda de conversa faz parte de uma rede de iniciativas que são realizadas pelo núcleo com parceria da Secretaria Municipal de Saúde. Ela nos disse que a receptividade apesar de vir junto com um pouco de receio é bastante satisfatória.

O problema das DSTs hoje é uma questão que nos remete a muita reflexão e levantamento de alternativas de prevenção, as propagandas de “Use Camisinha” não surtem o efeito necessário. Esse é um problema que pode se combatido dentro de casa, mas a cultura do “não pode ser falado” ainda prepondera nos lares, infelizmente esse costume faz parte do nosso cotidiano e não podemos culpar alguém por não tomar outro tipo de atitude.

Não é uma peculiaridade contemporânea, mas os grupos de amigos sempre foram importantes para travar diálogos sobre temas que envolvem sociedade e principalmente juventude, tornando-se algumas vezes o único canal de acesso a informações.

A grande sacada deste tipo de iniciativa do NMES é gerar um espaço de conversa sadia e eficaz na hora de sanar as dúvidas que nem sempre os grupos de amigos estão aptos a responder.

“Quem ama a vida veste essa camisa”


>>Compartilhe esta postagem com seus amigos!

0 comentário(s):

Copyright © 2013 Traduzido por Template Para Blogspot de BloggerTheme9
Personalizado por dri chaves.
back to top