16/07/2010

Convívio com animais favorece sistema imunológico e reduz estresse

Postado em 16.7.10  | No marcador  



O Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo (USP) descobriu aquilo que lá em casa nós aprendemos desde criança. Eu tive a sorte de conviver com um avô que era um apaixonado por animais e que sempre nos ensinou a gostar e a não maltratar os bichos.

A USP divulgou uma pesquisa que mostra os benefícios à saúde de quem convive bem com animais de estimação, o resultado da pesquisa mostra que essa boa convivência pode contribuir não só para o bem-estar psicológico, mas também para a prevenção e tratamento de várias enfermidades.

Liderados pelo professor César Ades. Os cientistas destacam, por exemplo, a melhora da imunidade de crianças e adultos, a redução dos níveis de estresse e da incidência de doenças comuns, como dor de cabeça ou resfriado.  

De acordo com o levantamento, as vantagens independem da idade. Os pesquisadores da USP citam, por exemplo, um trabalho que identificou vários benefícios aos bebês que convivem com cães. Certas proteínas que desempenham um importante papel na regulação do sistema imunológico e das alergias aumentam significativamente em crianças de um ano quando expostas precocemente à presença de um cão. Segundo a pesquisadora Carine Savalli Redígolo, este trabalho mostra que o convívio possibilita aos bebês ficar menos suscetíveis às alergias e dermatites tópicas.

 Um gesto simples pode trazer importantes efeitos ao sistema imunológico de pessoas de qualquer idade. “Acariciar um cão pode elevar os níveis de imunoglobulina A, um anticorpo presente nas mucosas que evita a proliferação viral ou bacteriana, sendo importante na prevenção de várias patologias. Este resultado se deve, possivelmente, ao relaxamento que o contato com o animal proporciona”, explica Carine.

com informações Uol

>>Compartilhe esta postagem com seus amigos!

0 comentário(s):

Copyright © 2013 Traduzido por Template Para Blogspot de BloggerTheme9
Personalizado por dri chaves.
back to top