02/07/2010

Arariba – Uma produção arariense para o benefício da região.

Postado em 2.7.10  | No marcador  




A cidade de Arari recebeu ontem (01/07) a visita de várias lideranças rurais para o lançamento de uma nova semente de arroz concebida e gerida no solo arariense.

O encontro teve o objetivo de apresentar a política de desenvolvimento para o público da agricultura familiar que explora as vazantes do Rio Pindaré e da Baixada Maranhense. O evento foi marcado pela grandiosa apresentação do engenheiro agrônomo Reginaldo Soares Santos que expôs a metodologia para de criação e produção do arroz Arariba.

O arroz Arariba é uma espécie desenvolvida por Reginaldo com a multiplicação da semente em terras de Arari para ser plantado na região do Pindaré e Baixada Maranhense em áreas de vazantes. Tadeu (Presidente da AGERP-Agencia Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural) ressaltou a importância dessa iniciativa para o crescimento econômico da Baixada Maranhense que a muito tempo vem sofrendo com a classificação de uma das regiões mais pobres do estado.



O secretário de Produção de Arari Álvaro Jardim (foto) falou da rede de parcerias que o mesmo vem tentando fortalecer a cada ação desenvolvida pela secretaria. O secretário lembrou da dificuldade que a agricultura passa por conta da escassez de recursos, Álvaro pontuou que recebeu a secretaria de produção de Arari com um índice de 80% de inadimplentes com o PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e com uma gestão regada a diálogos e um trabalho na base, hoje a realidade é que há menos de 8% de inadimplentes no município.

O Prefeito de Arari Leão Santos ressaltou a importância do trabalhador rural familiar, e deu a ele todo o crédito pela produção de alimentos. Leão de uma forma bem concisa dividiu com o público presente a preocupação que foi a aquisição de sementes de melancia, segundo ele suas reivindicações na Secretaria de Estado da Agricultura não obtiveram resposta, mas nem por isso Arari vai deixar de ter uma boa safra, a prefeitura adquiriu com recursos próprios as sementes que permitirão a produção deste ano.

O evento contou com a presença de lideranças de Arari, Cajari, Cantanhede, Penalva, Alto Alegre, Bom Jardim, Pindaré, Tufilândia, Monção, Santa Luzia e Santa Inez. O término do encontro foi feito com a entrega simbólica das sementes do arroz Arariba a todos os produtores presentes.



>>Compartilhe esta postagem com seus amigos!

Um comentário:

  1. Parabenizo a cidade de Arari pelo excelente trabalho que vem sendo realizado na cidade, pelos seus gestores na área de agricultura. Também parabenizo o dr. Reginaldo, exímio pesquisador de arroz, com experiência mundial. Sem dúvida ele está dando a sua contribuição para a melhoria da produção do arroz para todo o Maranhão. Parabens Prefeito Leão, Secretário Álvaro Jardim e ao Engenheiro, Dr. Reginaldo...

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 Traduzido por Template Para Blogspot de BloggerTheme9
Personalizado por dri chaves.
back to top