10/07/2010

Ameaçados: 80 nomes de possíveis candidatos aparecem na lista de impugnação

Postado em 10.7.10  | No marcador  


 A Procuradoria Regional Eleitoral deu entrada neste sábado, em 80 ações de impugnação de candidaturas para as eleições de 2010. De todas essas ações, 40 são por ausência de desincompatibilização e outras 40 pelos candidatos terem condenações previstas na Lei "Ficha Limpa" ou contas reprovadas pelos Tribunais de Contas do Estado e da União. O Tribunal Regional Eleitoral tem até o dia 5 de agosto para julgar esses processos, que ainda caberão recurso ao Tribunal Superior Eleitoral. 

Sobre os pedidos de impugnação de candidatura por ausência de desincompatibilização, a procuradora Carolina Mesquita explicou que os candidatos terão prazos para juntar as certidões que faltaram. Entre esses casos está o candidato a governador do Estado pelo PSol, Saulo Arcangeli, o candidato a vice-governador pelo PMDB/PT, Washington Luiz (PT), o candidato a senador pelo PDT/PSDB, Edson Vidigal, e o também candidato ao Senado pelo PMDB/PT, João Alberto. No caso de João Alberto, Carolina Mesquita explicou que ele participou de atos de governo, o que não poderia durante seis meses antes do registro de sua candidatura, bem como substituiu a governadora do Estado no cargo.

Entre os candidatos que poderão ter suas candidaturas impugnadas está o candidato a governador do Estado, Jackson Lago. Para a Procuradoria Regional Eleitoral, a cassação o ex-governador pode ser considerada motivo de impugnação.

Também estão sendo alvos de ação os candidatos a deputado federal José Sarney Filho e Cleber Verde, bem como as candidatas a deputada estudal Graciete Lisboa e Márcia Marinho. 

Para a procuradora Carolina Mesquita, o número de ações de impugnação estarão dentro do esperado, cerca de 15% dos registros. Segundo ela, os registros não chegarão a 700 no Maranhão. A previsão do TSE era de quase mil candidaturas.


Imirante.com

>>Compartilhe esta postagem com seus amigos!

0 comentário(s):

Copyright © 2013 Traduzido por Template Para Blogspot de BloggerTheme9
Personalizado por dri chaves.
back to top