14/05/2010

Os faltosos

Postado em 14.5.10  | No marcador  

      Cinco deputados estão entre os mais faltosos durante o mês de março na Assembleia Legislativa. Os prejuízos podem ser vistos na falta de projetos e votações adiadas.

Líder do rancking dos faltosos, Afonso Manoel justificou ausências por problemas de saúde

    Enquanto na maioria das profissões os trabalhadores têm a assiduidade como uma das principais cobranças para o exercício das funções, na Assembléia Legislativa do Maranhão (AL) os deputados parecem estar desatentos a este detalhe. O IMPARCIAL fez um levantamento dos faltosos durante o mês de março com base no Diário da Assembléia. Dos 42 deputados, nove faltaram mais de 52% das sessões plenárias. Os prejuízos podem ser vistos na quantidade de projetos, emendas e requerimentos que tiveram votação adiada por falta de quorum regimental. Das 19 sessões realizadas em março deste ano, apenas três não tiveram registro de uma ou mais deliberações transferidas por conta da falta de parlamentares. Pelo menos 22 deputados precisam estar no plenário da Casa para as proposições serem apreciadas.

     Cada membro teve pelo menos duas faltas registradas. Contudo, até o dia 27 de março, apenas seis deles tinham apresentado explicações. Os cinco deputados que lideram o ranking dos faltosos são Afonso Manoel (PMDB), Antônio Pereira (DEM), Irmão Carlos (PSDB), Janice Braide (PTB) e José Lima (PV). O primeiro acumula 13 ausências enquanto os demais possuem dez registros. O regimento interno permite que as faltas sejam abonadas em casos de tratamento de saúde ou missão oficial em nome do legislativo. Os deputados não são obrigados a comunicarem antecipadamente o motivo da falta. A regra é válida tanto para problemas de saúde quanto para as missões oficiais. O parlamentar poderia atender ao convite de um prefeito e viajar ao interior. Quando retornasse à capital poderia apresentar explicações.

    O IMPARCIAL procurou os deputados para saber por que não aparecerem na Casa. O peemedebista Afonso Manoel explicou que por motivos de saúde e problemas familiares ficou afastado da Assembléia. “Já estou com os atestados para apresentar justificativa à Casa”, informou. O democrata Antônio Pereira afirmou que sempre que está em São Luís comparece às sessões. Dois motivos foram apresentados para as faltas. O primeiro foram viagens a São Paulo para acompanhar o tratamento de saúde de um colega do legislativo. O segundo foram visitas às bases aliadas no interior do estado. A necessidade de atender pessoas também afastou o deputado José Lima (PV) do plenário. “Damos atenção às lideranças, mas na maioria das vezes fiz isso do meu gabinete. Onde eu posso acompanhar a sessão através do som”, disse.

    Apesar da presença no gabinete, o parlamentar admitiu que o esvaziamento do plenário prejudica as votações. Ele lembrou que as buscas são mais intensas no ano eleitoral. “Ouvir as lideranças também é uma responsabilidade nossa. As pessoas destinam um tempo da vida delas para falar conosco, inclusive gente do interior”, defendeu. Já a suplente Janice Braide(PTB) relatou que faltou somente quando necessário por algum problema de saúde. Ela preferiu não fazer mais comentários sobre o assunto porque não estava mais no parlamento. Por telefone e e-mail foi tentado o contato com tucano Irmão Carlos, mas não houve retorno. O presidente da Casa, Marcelo Tavares (PSB) diz que. além dos projetos que não são votados, os debates também são prejudicados com as faltas dos parlamentares.. “Perdemos a oportunidade de expor e discutir os problemas do estado. Recebo muitas justificativas. Aceito porque está no regimento, mas sou contra esse esvaziamento”, declarou.


Deputados mais faltosos na Assembléia no mês de maio

Afonso Manoel (PMDB) 13 faltas
Antônio Pereira (DEM) 10 faltas
Irmão Carlos (PSDB) 10 faltas
Janice Braide (PTB) 10 faltas
José Lima (PV) 10 faltas

www.gterra.com.br

>>Compartilhe esta postagem com seus amigos!

0 comentário(s):

Copyright © 2013 Traduzido por Template Para Blogspot de BloggerTheme9
Personalizado por dri chaves.
back to top