27/05/2010

Momento Casa do Povo

Postado em 27.5.10  | No marcador  

A última sessão da Câmara Municipal foi iniciada com a retiradado requerimento do Vereador Israel que tratava de por o surf da pororoca no calendário cultural do município.

Comentamos na postagem anterior sobre essa matéria, o caso é que esse tipo de reivindicação tem que ser proposta como projeto de lei e não como requerimento.

Essa é para aplaudir
O vereador Zeca de Américo apresentou uma proposição que o mesmo dividiu com os vereadores. A resolução altera o regimento interno acabando com o voto secreto na Câmara de Arari. Segundo o Vereador o voto secreto é algo dos tempos da ditadura onde o parlamentar se escondia atrás do voto. 
O vereador não está aqui na câmara para se esconder atrás do sigilo do voto, estamos aqui pra dizer em que votamos pra que votamos e porque votamos ” Zeca de Américo.



Comentando
A proposta do vereador segue o que já tem acontecido em muitas cidades pelo Brasil, penso que essa iniciativa torna ainda mais democrática cada atitude do legislativo municipal.
Parabéns ao autor da proposição e a todos os que ratificaram a matéria.

A Audiência

 Com a posse do microfone, o Vereador Cabito Abas relembrou que não houve a audiência pública com o objetivo de discutir uma solução para o atendimento bancário e da casa lotérica de Arari.

Quando tomei a iniciativa de trazer essa proposição a essa casa eu fiz com consciência, com responsabilidade e com respeito pelo povo de Arari” Cabito Abas

O vereador falou sobre as inúmeras denuncias recebidas pela rádio progresso e da falta dos poderes na audiência em principal a falta da maioria dos vereadores.

Tenho consciência do dever cumprido e quero dizer a todos os colegas vereadores que estarei aqui sempre presente para votar a favor de qualquer proposição a favor do povo, eu fiz essa proposição acima de tudo porque tenho compromisso com este povo” 

Segundo ele a imagem da câmara está deteriorada porque nem mesmo os vereadores valorizam esse poder, lembrou que é necessário ter consciência e compromisso com o povo. 

O vereador convidou representantes do Judiciário, do Executivo, o Ministério Público e também o delegado de polícia. Segundo ele a audiência pública não foi realizada em primeiro lugar por causa da falta da maioria dos vereadores e depois das autoridades, Cabito disse que faltou compromisso com o povo de Arari.

O vereador disse que nunca tinha passado por um vexame tão grande quanto este e que o vexame é para a câmara. “O poder legislativo é um poder independente e que a partir do momento em que temos o privilegio de estar aqui e que é preciso saber o porque estamos aqui e é pelo povo que devemos ter compromisso. 


Direito de Resposta
 
O presidente da Casa expôs que foi procurado pelo diretor da rádio progresso para comunicar que a Promotora pediu o direito de resposta sobre o que fora dito pelos vereadores Cafezinho e Cabito.

Cabito disse que apenas falou sobre as autoridades que foram convidadas e não tiveram compromisso com o povo de Arari, o vereador falou que disse na rádio o que está falando na câmara e que repete na frente da Promotora. “Estou dizendo apenas o que eu sinto, falta de compromisso” 

Zeca de Américo respondeu dizendo que não absorve a falta de compromisso com o povo, disse que acha importante uma audiência pública, mas o que deve ser feito é aprovar um projeto de lei e cobrar do prefeito que a sancione.

Evando Piancó lembrou de um projeto de sua autoria que tramitou na câmara em 2009 e que esse projeto deveria ser transformado em lei para que as agencias possam cumprir os 30 minutos de fila, segundo o vereador o projeto foi aprovado no plenário e o mesmo soube via internet sobre o veto. Sobre a audiência pública “Não vim porque não pude, justifiquei a minha ausência, o vereador não é obrigado a vir em audiência pública, vem se achar conveniente” 

Cafezinho voltou sua fala para o cometário sobre o direito de resposta que será dado a Promotora do Município, o vereador lembrou que suas palavras foram “ o que mais me surpreendeu foi a ausência do Ministério público que outro orgão fiscalizador no município” segundo ele direito de resposta o mesmo tem esperado sobre as denuncias que tem feito. 

No seu último pronunciamento na sessão Cabito disse que não tinha a intenção de ofender a nenhum de seus colegas e logo em seguida se retirou do plenário.



Comentando
Ao longo da minha militância como sociedade civil, aprendi a importância da democracia participativa, e que o conceito de participação é muito mais amplo do que os dicionários podem expressar.

Uma audiência pública é a foto real de quando falamos em participação, em participatividade. Sou totalmente a favor de potencializar a participação da comunidade nas decisões que podem afetar a vida de todos.

Dizer que um vereador não é obrigado a participar de uma audiência que vai tratar do bem estar da comunidade que o elegeu é no mínimo contraditório com a função que lhe foi delegada por esse tão falado povo.

Dizer que a participação se dá quando achar conveniente, é desrespeito a esse chão que proporcionou a eleição de quem soltou essa célebre frase.

Se a audiência era um espaço para a defesa dos direitos do povo de Arari , onde está a não conveniência para sua realização?

Sei perfeitamente que elegemos vereadores para nos representar e que os mesmo tem poder para falar em nome do povo, mas sei também que este mesmo povo ainda tem voz e merece ser ouvido.

>>Compartilhe esta postagem com seus amigos!

0 comentário(s):

Copyright © 2013 Traduzido por Template Para Blogspot de BloggerTheme9
Personalizado por dri chaves.
back to top