06/05/2010

A favor dos baixadeiros - Instituto Baixada Maranhense

Postado em 6.5.10  | No marcador  





Quem Somos
O Instituto Comunitário Baixada Maranhense  é uma associação, com fins sociais, com personalidade jurídica de direito privado, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, criada em assembléia de jovens e adultos naturais da Baixada Maranhense e convidados de organizações - que realizam trabalhos nesse território, realizada na cidade de Palmeirândia, das 9:00 às 16:00 horas, do dia 06 de novembro de 2.008.
O Instituto é um passo inicial dado rumo à criação de uma Fundação Comunitária, que vem sendo discutida na Baixada, desde o ano de 2005.


Nossos Objetivos         
O Instituto Comunitário Baixada Maranhense tem por finalidades:
I - Apoiar financeiramente, através de fundos, projetos sociais e produtivos de organizações da sociedade civil na Baixada Maranhense.
II - Fornecer subsídios para a implementação de políticas, programas e ações relacionados com o desenvolvimento rural de territórios, com ênfase nas ações de:
a) preservação, conservação, desenvolvimento e exploração dos recursos naturais;
b) informação de mercado, armazenamento, processamento, comercialização, distribuição e transporte;
c) diagnóstico e planejamento agrário e agrícola;
d) avaliações sócio-econômicas e ambientais;
e) pesquisa agropecuária, assistência técnica e extensão rural;
f) educação, saúde, arte e cultura, educação física e comunicação;
g)  gestão ambiental, saneamento, urbanismo e moradias.

III - Sugerir e promover em parceria com organizações locais, ações, projetos e programas relacionados com o financiamento e desenvolvimento de atividades complementares às políticas públicas de educação, de saúde, meio ambiente, saneamento, habitação, comunicação, agricultura, turismo, arte e cultura, educação física, esportes e lazer.
IV - Financiar desenvolvimento de tecnologia e divulgar conhecimentos técnicos aplicáveis às áreas de desenvolvimento local sustentável, educação básica, educação profissional, educação ambiental, saúde integral, comunicação educativa, agricultura familiar, artesanato, arte e cultura, saneamento, habitação, educação física, esportes e lazer.
V - Apoiar assessoramento técnico para o desenvolvimento de projetos agrários e agrícolas, de turismo comunitário, ecomoradias e comunicação educativa.
VI - Apoiar, técnica e administrativamente, entidades do setor público ou privado que atuem na formulação, orientação, coordenação e execução de políticas relacionadas com a educação básica, educação profissional, agricultura familiar, ecoturismo, artesanato, tecnologias da informação e da comunicação, arte, lazer e esportes.
VII - Fomentar atividades de ensino, pesquisa e extensão, complementares aos programas da rede pública de educação municipal.
VIII - Contribuir para a promoção do desenvolvimento do território dos campos e lagos maranhense, envolvendo a comunidade nas suas atividades sociais, culturais e educacionais e buscando motivá-la e conscientizá-la para o exercício de sua cidadania.
IX - Propor e realizar em parceria com organizações especializadas que atuem no território de abrangência, pesquisas que subsidiem o desenvolvimento das cidades e das pessoas da região de atuação da Associação.

X - Empreender todos os esforços possíveis no sentido da erradicação do analfabetismo no território de sua atuação.
XI - Apoiar políticas públicas e comunitárias que fortaleçam ações de proteção e desenvolvimento integral de crianças e  adolescentes, em consonância com o artigo 227 da CF e a lei do ECA.

Art. 6º. A Associação não tem caráter religioso ou político partidário, devendo ater-se às suas finalidades estatutárias.


Fundo
 O Instituto criou e administra dois tipos de Fundos:

a) Fundo Comunitário Permanente – com o objetivo de garantir a médio e longo prazo a sua sustentabilidade. Serão captados recursos de diferentes formas.
b) Fundos Comunitários de Apoio a Projetos – constituído por recursos de projetos específicos para fins de apoio, como por exemplo:
    * Fundo de Apoio a Organizações Juvenis, já apoiado pela Fundação Kellogg;
    * Fundo de Apoio a Projetos da Baixada Maranhense, com parte do rendimento do Fundo Comunitário Permanente;
    * Fundo de Apoio a Projetos - com outros recursos captados, de acordo com a negociação dos projetos desses fundos.

 Para melhores informações acesse o site www.institutobaixada.org

>>Compartilhe esta postagem com seus amigos!

0 comentário(s):

Copyright © 2013 Traduzido por Template Para Blogspot de BloggerTheme9
Personalizado por dri chaves.
back to top