17/05/2010

Arari é a sede do 1º Fórum Regional de Cultura

Postado em 17.5.10  | No marcador  

Um marco histórico, assim pode ser classificado o I Fórum Regional de Cultura.

No último sábado o Secretário Municipal de Cultura o professor Bill de Jesus esteve com toda a sua equipe formando a coordenação municipal deste primeiro fórum de discussões sobre a política pública de cultura no Estado do Maranhão.

A solenidade de abertura contou com representantes da Secretaria de Estado da Cultura, Conselho Estadual e Ministério da Cultura. Na ocasião Bill anunciou a conquista de R$500,00 para a construção do espaço multicultural de Arari sob uma emenda do Deputado Federal Pedro Fernandes, seu anuncio foi ratificado pelo prefeito municipal Leão Santos que com muito entusiasmo anunciou que em poucos dias será celebrado um convênio com o Estado para a construção do museu que contará a história da cidade de Arari.

Bill de Jesus enfatizou a importância da cultura ser vista como fonte de sustentabilidade, e fez um clamor a todos os artistas sobre a necessidade de uma articulação com os poderes legislativo e executivo na busca do fortalecimento das práticas culturais na região.


A programação

Durante todo o dia o evento contou com uma programação densa a respeito de práticas positivas de cultura:

Confira

1º Painel – Institucionalização dos Sistemas Nacional, Estadual e Municipais de Cultura.

2º Painel – Economia de cultura: visão panorâmica, arranjos produtivos locais de cultura e casos de sucesso.

3º Painel – A importância do Conselho Estadual de Cultura na organização das políticas públicas de cultura e a formação dos fóruns de cultura.

Conversando com o MinC


Para Fabiana Peixoto -foto- (Assessora da Região Nordeste do Ministério da Cultura) Esse evento é fundamental porque o sistema de cultura só vai funcionar se a base estiver funcionando e a base fundamental são os municípios. Esse é um momento fundamental para incentivar os gestores na criação de órgãos de cultura e dialogar sobre as possibilidades de investimento.

“Para o Ministério esse Fórum é fundamental porque toda a diretriz dele está voltado para a descentralização da política de cultura. No nordeste foi o único Estado que está se articulando para falar de sistema”

Encerrando


O encontro foi encerrado com a presença do Secretário de Estado da Cultura Luis Henrique de Nazaré Bulcão (foto) que agradeceu a presença de todos e frisou que estes espaços são de suma importância para a efetivação da política pública de cultura e que esses fóruns constituem importantes espaços de conquistas.

Vamos a outras fotos...





Waleska interpretando o Hino Nacional


Mesa de abertura do evento

Mestre Silvino mesmo com dificuldade marcou presença.


Casandra (Sigana e animadora do evento -risos-)

Exposição de uma parte dos troféus da Cia Mistura de Teatro

>>Compartilhe esta postagem com seus amigos!

0 comentário(s):

Copyright © 2013 Traduzido por Template Para Blogspot de BloggerTheme9
Personalizado por dri chaves.
back to top