08/04/2010

08 de abril: Dia Mundial de Combate ao Câncer

Postado em 8.4.10  | No marcador  

Segundo dados do IBGE, nas duas últimas décadas aumentou o risco de uma pessoa adquirir câncer.


O objetivo deste dia é de informar a população sobre prevenção, tratamento e, sobretudo, a atenção à dor física e emocional de pacientes e seus familiares. Dados do Instituto Nacional do Câncer - INCA, os cânceres mais comuns entre os brasileiros são de: próstata, mama, pulmão, cólon e reto, estômago e colo do útero.

Os cânceres de pele, do tipo não-melanomas são os mais comuns (carcinomas dos tipos basocelular e espinocelular), no entanto tem uma taxa de mortalidade baixíssima, sendo curados com muita freqüência apenas com a ressecção local com margem de segurança.

O câncer de pulmão é um dos piores de todos, com uma taxa de mortalidade ainda muito elevada no mundo todo. Nas últimas décadas a doença cresceu no Brasil, cerca de 60% entre os homens e 134% entre as mulheres, pois aumentou muito o índice de tabagismo entre mulheres. 

O tabagismo passivo também tem uma pequena parcela de culpa. Esse tipo de câncer ainda é um dos maiores causadores de morte por câncer, a despeito de todos os progressos nos campos da cirurgia, radioterapia, quimioterapia e dos recentes avanços em biologia molecular, com a criação de novas armas terapêuticas, como os anticorpos monoclonais e os inibidores de tirosino-quinases.

Já o câncer de mama, atinge cerca de 40 mil brasileiras por ano, em famílias com predisposição genética a incidência pode ser muito elevada. Hoje são conhecidas algumas causas genéticas que podem explicar isso, como as mutações dos genes BRCA 1 e 2.

Outra informação dada pelo INCA, é que o câncer de colo de útero é responsável pela morte de quatro mil pacientes por ano no Brasil. Este tipo de câncer muito freqüentemente é causado pelo vírus papiloma humano (HPV – Hominis papova viridae), mais conhecido popularmente como “crista de galo” ou condiloma acuminado. Trata-se de uma doença de transmissão sexual e que pode ser evitada pelo uso de preservativos.
Outra preocupação dos oncologistas é referente à pele da nossa população, que com freqüência sofre com a grande exposição ao sol, sem a utilização de protetor solar. Principalmente aqueles de pele mais clara. Deve-se tomar o cuidado de evitar a exposição solar nos horários de maior incidência de radiação ultravioleta, normalmente no período entre as 10h e às 14h.

Dados do IBGE

Segundo dados do IBGE, nas duas últimas décadas aumentou o risco de uma pessoa adquirir câncer. Pela primeira vez, o Instituto Nacional de Câncer identificou essa taxa de risco, que em 1979 era de 40 a cada 100 mil mulheres e de 60 a cada 100 mil homens, e em 1999 alcançou o patamar de 60 a cada 100 mil mulheres e 80 a cada 100 mil homens.

fonte:www.medplan.com.br

>>Compartilhe esta postagem com seus amigos!

0 comentário(s):

Copyright © 2013 Traduzido por Template Para Blogspot de BloggerTheme9
Personalizado por dri chaves.
back to top