24/03/2010

Começar

Postado em 24.3.10  | No marcador  

    

Era uma vez... Não! Espere um pouco, minha pretensão é começar assim: Há algum tempo atrás, ou melhor, Certo dia... Subordinada ao chavão que todo começo parece requerer inicio esta tentativa de modo pouco original. Como dizem por aí, começar pelo começo. Começar falando de começo. A esta altura, essas repetidas palavras já me parecem tão estranhas que fico interpelando sua grafia, estou a escrevê-las corretamente? Estranha sensação! Sinto-me como se estivesse ainda a ser alfabetizada, no total desconhecimento da palavra. O contato permanente com algo tem a capacidade de nos deixar assim de vez em quando, em vez do deciframento total de seu sentido, sua presença aparece como uma incógnita. Começar tem esse mesmo sentido, a ignorância sobre o que virá e o que será mesmo depois do seu início.

Começar pode ter outro nome. Pode ser nascimento, encontro, primeiro passo ou largada. O primeiro capítulo, o primeiro olhar, a primeira palavra. A história da humanidade, segundo o Criacionismo, mostra que no princípio, Deus criou o céu e a terra. Começar é exercício da semente que desconhecida embaixo da terra tenta romper o silêncio e a escuridão. É obrigação da aurora que desponta no céu arrematando o crepúsculo. O começo é a ousadia da tentativa, a ânsia pelo novo e não pelo igual. Por isso, quando a gente quer fazer diferente, a gente diz que vai recomeçar... Somos levados pela vida a selar contínuos e simultâneos começos. O começo não pode ter fim, mas precisa ter finalidade. Começar sem razão e sem emoção é um equívoco e conduz inevitavelmente ao fracasso. Mas, se faz sentido e prepara as coisas palpáveis e inimagináveis desta vida, ele chega ao final com um quê de começo, porque é no final da estrada que está o lugar pretendido e é no final do arco-íris que se esconde um pote de ouro. Começar é a ferramenta primordial da construção!

Voltando a me familiarizar novamente com a palavra disponho de uma certeza: eis aqui começo, princípio, entrada, abertura. O começo do riso nos lábios, o princípio do movimento nas ruas, a entrada da opinião marcante, a abertura do espetáculo que TO BE CONTINUED...


dri chaves

>>Compartilhe esta postagem com seus amigos!

0 comentário(s):

Copyright © 2013 Traduzido por Template Para Blogspot de BloggerTheme9
Personalizado por dri chaves.
back to top